Método De Gasquet

Bernadette De Gasquet

Médica e professora de Yoga, Dra. Bernadette De Gasquet associa em seu trabalho a aproximação corporal, o conhecimento tradicional e a medicina moderna.

Conhecida internacionalmente, a Dra. De Gasquet e sua equipe de formatrizes estão presentes na Europa, no Quebec há 20 anos, no Japão há 15 anos e no Brasil há 5 anos, entre outros países. Autora de vários Livros, reconhecidos e traduzidos em vários idiomas. Dentre seus Best-Seller um os seus sucessos “abdominal pare o massacre” está disponível também em espanhol.

A abordagem da Dra. De Gasquet tem aplicações não só na maternidade, mas também no trabalho dos músculos abdominais, proteção posterior, do períneo, para o relaxamento, respiração, problemas de trânsito intestinal e diz respeito a todas as idades da vida.

Assim, conhecida por seus métodos, livros e por seu público, Dra. Bernadette De Gasquet criou cursos para profissionais de saúde, da maternidade e do esporte, por onde tem difundido ainda mais o seu trabalho.

Como surgiu o Método De Gasquet

O método De Gasquet foi criado há cerca de 40 anos. Quando antes de ser médica Bernadette era Economista e praticante de Yoga. Ela se encantou tanto pela Yoga que se tornou professora, e seus primeiros alunos foram os seus colegas de trabalho do escritório.

Foi quando engravidou do seu primeiro filho e observando as modificações da gestação em seu corpo começou a estudar mais sobre o ciclo gravídico-puerperal e desenvolver alguns exercícios próprios para facilitar as adaptações do seu corpo durante a gestação.

No dia do seu parto, que foi hospitalar, na época não tinha direito a acompanhante, com a maternidade cheia ela não teve a assistência adequada dos profissionais, onde em uma maca se posicionou deitada de lado e aplicou alguns dos exercícios e posturas que treinava na gestação, de repente sentiu seu bebê entrar na pelve, não precisando fazer força, mas o seu corpo foi lentamente empurrando o seu bebê. Assim foi o seu primeiro parto normal.

Método De Gasquet

Método De Gasquet tem como base a aproximação Posturo-respiratória (APOR) e foi fundamentado através do conhecimento tradicional e da medicina moderna. Os princípios de todos os seus exercícios e posturas são o posicionamento da pelve, auto-crescimento e a respiração diafragmática com ativação perineal.

Posicionamento

Sempre posicionar a pelve a partir
da contra-nutação sacral.

Auto crescimento

Sempre crescer, sem jamais dobrar. Manter a linha imaginária dos ombros e da pelve o mais longe possível uma da outra.

Respiração

Sempre começar pela expiração, o movimento respiratório deve ser de baixo para cima, iniciando a partir de um ativação perineal.

 

O Método De Gasquet conquistou um grande espaço na área da Obstetrícia, pois a Dra. Bernadette estudou a Biomecânica Materno-fetal de acordo com cada postura da mulher durante o parto. A doutora descreveu a importância de reconhecer a posição intra-uterina do feto de acordo com a posição materna, criando uma correlação que facilita assim um melhor posicionamento da mulher durante o trabalho de parto, em especial na fase de expulsão. Demonstrou também a biomecânica da pelve ao redor do feto, toda a movimentação articular, ligamentar e muscular, não apenas as rotações fetais.

Biomecânica Materno-fetal

A biomecânica Materno-fetal De Gasquet também ganhou um grande destaque por descrever os efeitos dos empurres sob o períneo durante: A gestação, o parto e o pós-parto.

Sendo ela a primeira a questionar como definiam o reflexo expulsivo “Pois como de fato ele se aciona? E qual o motivo de só algumas mulheres sentirem durante o parto?”, foram perguntas que a motivaram a estudar e descobrir uma nova maneira de descrever o Reflexo do Expulsivo, detalhando-o através de um trabalho muscular específico para o puxo acontecer, juntamente a contração uterina.

Devido ao seu excelente trabalho, rapidamente o seu Método De Gasquet ganhou força e formou mais de 80% das maternidades da França.

Conheça as formações no Método De Gasquet